Conceitos Básicos
A escolha do tipo de mangueira é fundamental para um desempenho adequado e maior durabilidade do produto. Devem ser consideradas três características básicas:
Local de aplicação
Tipo 1: Destina-se a edifícios de ocupação residencial
Tipo 2: Destina-se a edifícios comerciais e industriais ou Corpo de Bombeiros
Tipo 3: Destina-se às áreas navais e industriais ou Corpo de Bombeiros
Tipo 4: Destina-se à área industrial, na qual é desejável uma maior resistência à abrasão
Tipo 5: Destina-se à área industrial, na qual é desejável uma alta resistência à abrasão e superfícies quentes
Pressão de trabalho
A Norma estabelece pressões de trabalho relativamente altas, que atendem com uma boa margem de segurança à maioria das necessidades.
Resistência à abrasão
Toda mangueira sofre um desgaste quando arrastada. A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão. A mangueira tipo 5 é indicada para pisos altamente abrasivos.
Além dos itens acima, também deve ser observado se a mangueira terá contato com óleos ou produtos químicos. Nesse caso, deverá ser escolhido um modelo com revestimento externo resistente a esses produtos.
Norma NBR 11861 - Outubro 1998
A norma NBR 11861 da ABNT define mangueira de incêndio como: "Equipamento de combate à incêndio, constituído essencialmente por um duto flexível dotado de uniões".
As mangueiras da Kidde são empatadas com união adequada, na fábrica, seguindo o comprimento padrão de 15 m a 30 m.
Marca de conformidade ABNT
A marca de conformidade ABNT é a garantia de que o fabricante cumpre a norma em relação ao produto. A Kidde Brasil em respeito ao consumidor, é a única a oferecer essa vantagem em suas mangueiras de incêndio tipos 1, 2, 3, 4 e 5.